Como o Discord aumentou a produtividade do meu time na quarentena

Ricardo Mello
5 min readAug 29, 2020

--

Arte com a logo do Discord ao lado esquerdo, e o aplicativo nas plataformas iOS, Android e PC do lado direito
Fonte: Google Imagens

Quando entramos em quarentena, a maioria das pessoas não estava preparada para trabalho remoto. No meu time não foi diferente.

Nós já trabalhávamos de casa em dias pontuais, mas estávamos acostumados a trabalhar lado a lado a maior parte do tempo. Essa nova realidade trouxe vários desafios e testamos bastante algumas ferramentas até chegarmos no modelo atual. Antes de continuar, vou citar as principais.

Ryver

Pra quem não conhece, o Ryver concorre com o Slack e com o Trello ao mesmo tempo. É uma ferramenta de comunicação entre times com voz e videochamadas que também oferece um gerenciador de tarefas.

Uma ótima ferramenta pra comunicação via texto, mas as chamadas de voz são meio instáveis. Era bem complicado fazer um daily meeting por ele, por exemplo. Além disso, a interface não era muito legal então a gente preferiu manter ele só pra texto e complementar com o Google Meet para as chamadas de vídeo.

Google Meet

Esse cara tem uma qualidade sensacional nas chamadas. Mesmo se a conexão oscilar, ele consegue manter a voz da pessoa estável e é uma ótima ferramenta pra se fazer apresentações e reuniões. Nós utilizamos ele pra reuniões marcadas até hoje por conta da integração direta com o Google Calendar.

Mas quando o assunto é a comunicação no dia a dia, o processo de criar sala e ficar enviando links é muito chato. Ou você guarda os links em algum documento e compartilha com a galera, ou você precisa ficar criando grupos, ou criando salas e enviando links por mensagem. Enfim… chato.

Outro problema que não é exclusivo do Google Meet, mas à maioria das ferramentas de comunicação tradicionais, é que elas foram feitas pensando em chamadas privadas e apresentações. Isso significa que quando várias pessoas falam ao mesmo tempo, elas começam a cortar o áudio pra tentar priorizar o "apresentador".

Discord

Eu fiquei super reticente de adotar esse cara por conta do preconceito que a galera tem com o Discord:

A gente vai ficar usando ferramenta de jogos pra trabalhar?

Porém, conversando com alguns membros do time que também são gamers, ficou clara a diferença de qualidade entre as ferramentas de comunicação. E deixa eu puxar um pouco a sardinha pra minha galera gamer ❤

Gamers

Jogador de e-sports profissional em um torneio
Fonte: Unsplash

Quando se fala de trabalho em equipe e comunicação em tempo real, essa galera está anos-luz à frente de qualquer ferramenta baseada no agile. Em jogos, se você erra, você morre. Dependendo do tamanho do erro, o seu time inteiro perde.

Eu faço parte dessa galera como um membro de clã de competição e posso dizer com propriedade que é muito ruim quando um membro faz o seu time perder. Mas a sensação é ainda pior quando nós é que somos esse membro.

Isso faz com que essa galera tenha um trabalho em equipe absurdo pra evitar ao máximo que isso aconteça. Tudo em tempo real. Porque em jogos, um segundo faz toda diferença.

Voltando ao Discord

Os servidores do Discord são super simples. Qualquer um pode fazê-lo desde que tenha uma conta, que é gratuita.

Nós criamos poucos canais de texto: Um geral, um pra galera pedir música pra rádio e um pra cada guilda compartilhar links (Front-end, Back-end, etc…).

Já os canais de áudio… temos uma série deles. Esse realmente é o diferencial do Discord. São fantásticos. A comunicação, além de ter uma redução de ruído absurda, é instantânea, de forma que todo mundo fala ao mesmo tempo e conseguimos conversar como se realmente estivéssemos um do lado do outro. Isso permite à galera estar disponível pro time como se estivesse no escritório da empresa.

Canais de áudio

O canal geral: a ideia desse canal é ter um lugar pra comunicados gerais como uma reunião de time, ou um daily meeting.

Os canais das guildas: esse é onde a gente passa a maior parte do tempo. Na minha, por exemplo, todos os front-ends ficam reunidos ali quando estão desenvolvendo pra que possamos tirar dúvidas rápidas sobre layout. Você joga a dúvida no ar e alguém vai te responder quase que imediatamente. Caso a gente precise de uma ajuda mais demorada ou um pair programming, vamos pra uma sala de reunião qualquer pra não lotar o canal.

As infinitas salas de reunião: feitas para que a galera consiga se juntar pra trabalhar em uma feature ou aplicação específica sem nunca na vida precisar brigar por sala.

O canal da rádio: lugar de quem quer focar no que tá fazendo mas também quer trocar experiências com a galera, compartilhando e ouvindo as músicas favoritas de cada um. Temos um bot que busca as músicas pedidas no canal de texto da rádio e toca pra galera ouvir. Às vezes até rola uma zoeira tipo Alípio Martins, mas na maior parte do tempo estamos focados no trabalho mesmo.

O canal do cafézinho: esse talvez seja o mais importante de todos. Com essa nova realidade, fica muito difícil ter contato com nossos colegas de trabalho. A gente não almoça junto, nem tem mais o happy hours e muito menos aqueles cafézinhos na copa, tão importantes pra descontrair e dar um "F5" na sua mente entre uma reunião e outra. Nesse canal, é proibido falar sobre trabalho. Um legítimo oásis em meio ao emaranhado de coisas que temos que resolver no dia a dia.

Fonte: Unsplash

Conclusão

Os canais de áudio do Discord entregam um nível de comunicação que aumentou e muito a nossa produtividade. Temos um lugar central e super prático onde todos nós podemos nos falar com áudio de alta qualidade, compartilhar telas ou simplesmente conversarmos sobre o dia a dia.

P.S.: às vezes precisamos de um nível de foco maior ou simplesmente queremos desestressar fazendo outra coisa, então o jeito é desconectar do Discord e ficar totalmente offline. É algo bem comum e a galera jamais deve ser julgada por não estar no Discord. Muito pelo contrário. O Discord é um lugar pra gente se encontrar, e não pra bater ponto.

E aí, curtiu? Quer saber mais sobre o Discord? Se houver qualquer coisa que eu possa fazer pra tornar esse artigo melhor, comente ou envie uma mensagem privada. Feedbacks são sempre super bem vindos.

--

--

Ricardo Mello
Ricardo Mello

Written by Ricardo Mello

Engenheiro de Software, JavaScript e TypeScript = ❤️. Praia 🏖 Pedalar 🚴 e Churrasco 🥩. Palestrante 🗣 e organizador do meetup Angular Rio de Janeiro.