Conheça o Locus

Um simples gerenciador que distribui espaços internos de acordo com as regras de distanciamento social.

Ricardo Mello
2 min readMay 4, 2021
Fonte: Freepik

Alguns meses após o início da pandemia, não sabíamos muito bem pra onde ir. Empresas falavam em reabertura de escritórios, outras falavam em nunca mais voltar, e devido a inexperiência com uma situação que ocorrera há 100 anos atrás era como se cada pessoa andasse com um monte de interrogações na cabeça.

Como Engenheiro de Software, uma certeza eu tinha: não voltaria pro escritório tão cedo. Talvez nunca. O trabalho remoto não é perfeito, mas os ganhos superam as perdas e depois de mais de um ano trabalhando dessa forma, eu ainda não consigo me enxergar voltando pro escritório mesmo no pós-pandemia, inclusive escrevi sobre isso: O trabalho remoto veio pra ficar.

Porém, algumas funções e perfis dependem de ir ao escritório, mesmo que de forma intermitente, seja para socializar de uma forma mais humana ou pra cumprir tarefas que ainda não foram migradas pro mundo virtual.

Pensando nisso, nós recebemos o desafio de construir um app que permitisse aos colaboradores fazerem check-in nas mesas e nas áreas comuns para sinalizar que estão lá. Um mapa seria criado e seria possível saber quantas e quais mesas estavam ocupadas, e a lotação das áreas comuns. Esse app seria utilizado por nada mais, nada menos que a TOTVS. Assim nasceu o Locus.

O que é o Locus

Um app simples que consiste em um único propósito: controlar espaços internos. Pode ser utilizado para gerenciar vagas de mesas, ocupação da copa, das salas de reunião, ou de qualquer outra coisa que você imaginar.

O funcionamento é super simples, onde o colaborador faz o check-in em um determinado lugar, e nós registramos essa entrada em nossa base. Caso o colaborador se dirija a outro lugar e faça check-in novamente, o app faz check-out no local anterior automaticamente, sinalizando a saída.

Tudo é feito por meio de QR Codes impressos, com isso temos um custo super baixo de implantação. O Locus também gera os arquivos para impressão.

Utilizando ferramentas de relatórios como o Metabase, é possível trabalhar esses dados e montar dashboards com indicadores de ocupação e disponibilidade.

O Projeto

O Locus é open-source, e está disponível no GitHub. Você pode utilizar na sua infra local ou fazer o deploy para algum serviço em nuvem sem qualquer custo. Colaborações são super bem vindas.

--

--

Ricardo Mello

Engenheiro de Software, JavaScript e TypeScript = ❤️. Praia 🏖 Pedalar 🚴 e Churrasco 🥩. Palestrante 🗣 e organizador do meetup Angular Rio de Janeiro.